domingo, 23 de agosto de 2009

Proust, Marcel saltava pocinhas e exausto, talvez, deu (sempre! sempre!) para escrever – e o fez com a desenvoltura e a elegância de quem saltasse pocinhas olímpicas. Criou um questionário de moças para circular por entre os amigos (de todos os sexos: àquela época, acho que cinco), acreditando cobrir lacunas de conhecimento que a simples conversação não alcançava. Eis o questionário, e com ele respostas minhas; alguém aí pega carona?


a) o cúmulo da miséria? a miséria é o cúmulo
b) onde gostaria de viver? o essencial e´ que haja musica
c) ideal de felicidade? o conceito de felicidade, em geral, é medíocre; o mínimo que se pode fazer é escapar dele
d) defeitos que merecem indulgência? defeitos merecem indulgência
e) heróis de romance? algumas noites no boteco com a galera de Point Counter Point
f) personagem histórico? JC
g) herói da vida real? Machado, Gláuber
h) pintor? Cézanne
i) músico? Bach
j) qualidade que mais admira no homem? a virilidade
k) qualidade que mais admira na mulher? a feminilidade
l) ocupação predileta? sexo, vícios cultivados e o labor
m) o que gostaria de ser? vir a ser é que é o xis da questão
n) principal traço de caráter? ter um já está de bom tamanho
o) o que mais aprecia nos amigos? o fato de serem, de fato, meus amigos
p) principal defeito? todos os meus defeitos são principais e merecem cuidado
q) sonho de felicidade na terra? a paixão
r) maior desgraça? o medo
s) cor? azul
t) flor? uma rosa é uma rosa é uma rosa é uma rosa
u) pássaro? o vôo da águia, o mergulho da gaivota, o canto da sabiá
v) autores em prosa? os 5 últimos Machado
w) poeta? Castro Alves
x) o que mais detesta? o rancor
y) fato militar admirável? eu não ter servido às Forças Armadas
z) como gostaria de morrer? dentre as minhas pretensões não está a de querer ser Deus
z’) lema? repito com as francesas: joie de vivre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário